Entrevista: Daniel Handler ao The Telegraph

22:47



*Nota de tradução: o estilo "Noir" (em francês, "negro") a que Daniel Handler se refere na entrevista é um gênero policial originado na metade do século 20 e popular nos EUA nessa época, no qual predominam o suspense e o mistério, ambientados em cenários misteriosos, cheios de ambiguidades e interpretações subjetivas. São marcados pelas críticas humorísticas ao comportamento e às convenções sociais, bem como a exposição do "sujo" da sociedade, como a violência urbana.

Entrevista com Lemony Snicket:


Daniel Handler é mais conhecido por seu pseudônimo, Lemony Snicket. O author de "Desventuras em Série" falou em 2012 sobre o retorno de Lemony Snicket aos livros, que agora estão sendo adaptados para uma série para TV da Netflix.


Daniel Handler é mais conhecido por seu pseudônimo, Lemony Snicket. A série de sucesso de 13 livros que foi "Desventuras em Série" terminou em 2006, mas Snicket retornou em 2012.


"Só Perguntas Erradas" é o primeiro relato autobiográfico 'autorizado' de sua infância. O primeiro livro da nova série, um suspense sombrio e cômico, se chama "Quem Poderia Ser a uma hora dessas?"


Ah. Como perguntar ao autor de "Só Perguntas Erradas" a pergunta certa?


Melhor começar de um jeito simples. Depois do charme gótico de "Desventuras", foi difícil escrever livros no estilo "noir"? Snicket, que mora em San Francisco, diz: "Foi muito agradável voltar ao universo de Snicket. Eu fui fã do estilo gótico por toda a minha vida e esse meu sentimento pelo noir só aconteceu mais recentemente. Eu estive lendo muito Charles Willeford [autor de 'Miami Blues'], Dashiell Hammett ['The Maltese Falcon'], Jim Thompson ['The Killer Inside Me'] e, claro, Raymond Chandler. Depois de terminar este livro, minha estima por estes autores celebrados desse gênero só cresceu. Eu acho que Chandler realmente pertence ao alto escalão da literatura americana."


"Eu tive que pensar mesmo sobre o que representa o noir. Acertar a parte mecânica, os detalhes e a atmosfera ambígua, é muito desafiador para um escritor. Noir precisa ser coeso e coerente"


Handler ri enquanto relembra a história de Chandler recebendo uma ligação do diretor do filme "The Big Sleep" ('O Grande Sono', em tradução livre) que perguntava sobre uma cena que estava deixando a equipe confusa. "Por que diabos vocês estão me perguntando?" disse Chandler. "Eu não faço ideia!"



"Desventuras" teve suas ilustrações em estilo gótico feitas por Brett Helquist mas houve uma mudança nesta direção com a arte para "Quem Poderia Ser A Esta Hora?", que apresenta as ilustrações impressionantes de Seth (o pseudônimo do artista e historiador canadense Gregory Gallant). Como esta parceria se formou?


Handler, 42, diz: "Eu basicamente o persegui até que ele fizesse o livro. Eu havia visto um desenho das instalações dele num resort monótono à beira-mar e pensei que ele seria perfeito para o livro. Na verdade, nós nos encontramos pela primeira vez numa convenção de quadrinhos em San Francisco. Ele era o artista solitário e nós estávamos em um hangar gigantesco cercados de pessoas vestidas de personagens de "Star Wars". Eles estavam fazendo reconstituições de batalhas dos filmes de "Star Wars" e quando eu perguntei a alguém sobre aquilo ele disse 'É o mesmo que as reconstituições de batalhas da Guerra Civil' Exceto que a Guerra Civil realmente aconteceu, eu disse. Nós nos divertimos muito fazendo o livro e foi mais como uma adaptação para o Seth porque ele nunca havia desenhado para livros infantis antes"



A sagacidade inexpressiva de Snicket - os livros já venderam mais de 60 milhões de cópias pelo mundo - está presente numa aventura que acontece em Manchado-pelo-Mar, uma cidade que não se encontra mais próximo ao mar, claro. Não é um lugar para férias, eu arrisco. "Crescendo no norte da Califórnia, nós passávamos sim férias em cidades monótonas à beira-mar. Acho que eu quis capturar essa atmosfera, de uma cidade onde já houveram atrações a alguma altura, mas tudo isso passou"


Jogos de palavras inteligentes são marcados ao longo da história do 'detetive' mirim Snicket procurando uma estátua chamada Fera Ressonante. Em um momento, perguntam-lhe se ele se sente "formigando de animação". "Eu não estava formigando. Eu não estava sentindo nada," Diz.


Me admira que Handler deve ter uma mente de bisbilhoteiro, colecionando frases. Isso é justo? "Sim, eu sou compulsivo quanto a isso e sempre carrego um caderno para escrever as coisas que vejo ou escuto. Eu escutei alguém dizer 'estou formigando' e soube que usaria aquilo."


O pai de Handler era um contador e sua mãe, professora de crianças surdas. Ele tem uma irmã mais nova. Se ele cresceu em uma casa cheia de humor? "Ah, sim. Nós éramos uma família que trocava muitas farpas verbais. Não se passa um dia sequer, até hoje, sem que receba um e-mail ofensivo de minha irmã."


Livros eram um interesse forte de seus pais mas se tornaram "uma obsessão" para o jovem Handler, que também escreveu romances e um excelente livro de ficção adolescente recente chamado "Porque A Gente Acabou" ("com outro narrador duvidoso, digressivo e emocionalmente decepcionado," ele brinca.) Handler acrescenta: "Ficção para jovens adultos está recebendo muita atenção no momento e atrai muitos que querem praticar escrevendo livros desse tipo."


Ele e a sua esposa, a ilustradora Lisa Brown, têm um filho de nove anos chamado Otto. "Ele leu seus livros?" Eu pergunto.


"Otto morre de medo dos livros de 'Desventuras' mas é muito orgulhoso de mim por tê-los escrito. Ele é um menino meio tímido e tem aquela mente imaginativa, narrativa de que tudo pode ir para o pior caso possível bem depressa."


Mas que genes ansiosos. Eu pergunto quem é mais culpado por isso, o pai ou a mãe? Handler ri. "Minha esposa e eu fomos criados em dois aspectos diferentes dos costumes judeus. Ela se preocupa constantemente porque algo terrível pode acontecer, enquanto eu fui educado para não me preocupar porque coisas terríveis estão sempre acontecendo, então porque se preocupar se não há nada que se pode fazer a respeito?"


Um jeito dele "se desligar" é escutando e tocando música. Sempre foi uma paixão para alguém que era apresentador de uma rádio que tocava Blues. Handler toca o acordeão e se reúne com uma banda na maioria das noites de quinta-feira em San Francisco ("Se você toca o acordeão, você é normalmente o melhor tocador de acordeão que alguém já conheceu," ele fala, sarcástico.


Ele começa o dia com música, escuta enquanto escreve e põe músicas pra tocar tarde da noite, com um gosto musical que varia do rock até "jazz clássico estranho e estridente do século 20."


Em 2014, foi anunciado que ele seria o produtor executivo da versão televisiva de "Desventuras Em Série" que está sendo produzida pela Netflix. Mas no cerne de sua vida está a escrita. Ele ainda está trabalhando em "Só Perguntas Erradas" e já tem outra série em mente. Se há uma finalidade séria com o humor dos livros, é a de Handler mostrar como as crianças estão explorando a natureza corrupta do mundo e tentando achar seus caminhos em meio a um labirinto de moral. E quem melhor que um tocador de acordeão para extrair ricas variedades disso?


Entrevista traduzida por Isabella Rangel, integrante da equipe DESBR. se o conteúdo for utilizado, por favor dê os devidos créditos.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

0 comentários

Sobre nós

O Desventuras em Série Brasil é apenas um site brasileiro de fãs para fãs, fundado unicamente com a finalidade de divulgar as novidades sobre a série de livros aqui no Brasil. Não temos nenhum contato privilegiado com o Daniel, ou pessoas relacionadas a ele e suas obras. Nosso site é apoiado pela Companhia das Letras e seu selo jovem, a Seguinte. Nós não temos a intenção de infringir direitos autorais, se há algo que você gostaria que fosse retirado, por favor, entre em contato conosco antes de tomar qualquer ação legal.

Like us on Facebook

Destaques