Entrevista: Daniel Handler ao The Modesto Bee

20:08

Confira a entrevista traduzida do Daniel Handler ao The Modesto Bee:





O autor 'Lemony Snicket' está pronto para trazer seus livros à vida pelo Modesto

Daniel Handler não vai trazer o seu acordeon para a Modesto - a menos que peçam especificamente.

"Não me pediram para trazer um acordeon. Então eu não trouxe, porque a pergunta 'Por que voce não trouxe um acordeon?' é charmosa. Mas a pergunta 'Por que você trouxe um acordeon?' não é", disse.

Ainda assim, mesmo sem a sua apertada caixa, Handler não deve ter problemas com multidões quando ele vem para falar no evento beneficente do Stanislaus Library Foundation no Gallo Center for The Arts neste domingo.

O autor best-seller é conhecido pela maioria das pessoas com menos de 30 anos (e por seus pais) como Lemony Snicket, o narrador por trás da amplamente popular série de livros infantis "Desventuras Em Série". Uma parte da série foi adaptada em um filme estrelado por Jim Carrey, e os livros em breve serão adaptados para a televisão numa nova série original pela Netflix.

O autor de 44 anos de idade falou conosco do "The Bee" na sua casa de San Francisco no dia em que as notícias do projeto de TV foram anunciadas na última semana. Este vai ser o primeiro programa live-action para a família produzido pelo famoso serviço de streaming. Houve grande sucesso com seus dramas adultos, que incluem "Orange Is The New Black" e "House of Cards".

"Nós estamos em estágios super-iniciais, então não há muito planejamento. O plano neste momento é achar um diretor", disse Handler. "Eu espero que esta seja como minhas próprias experiências com a mídia quando eu estava crescendo e assistindo coisas com os meus pais. Lemony Snicket parece ser algo similar. Muitas crianças estão lendo (os livros) por elas mesmas, mas muitas famílias estão lendo juntas. Eu espero que uma boa adaptação deve ter algo desta energia. Eu lembro de pular pra fora da cama no sofá da família e assistir coisas juntos. Eu imagino isto dessa forma."

A série, que foi publicada em 13 livros de 1999 a 2006, segue os três órfãos-irmãos Baudelaires, cujos pais morreram em um incêndio suspeito, levando-os a serem forçados a viver com seu tio malvado, o Conde Olaf. Os livros venderam mais de 60 milhões de cópias pelo mundo.

Handler retornou ao seu alter ego Lemony Snicket para a nova série de livros "Só Perguntas Erradas", apresentando um jovem Snicket em uma história de detetive. O terceiro livro da série foi lançado em Setembro, e o próximo é esperado para o outono [primavera no Brasil] de 2015.

Enquanto "Desventuras em Série" foi descrito como uma série de livros góticos infantis, "Só Perguntas Erradas" é uma investida de Handler no estilo ficção negro para crianças.

Para as duas séries, Handler tem usado sua "pena Snicket" para todos os efeitos. "Em minha mente, Lemony Snicket é mais um narrador, não um pseudônimo. 'Desventuras em Série' é quando ele é um homem crescido. 'Só perguntas Erradas' é quando Lemony Snicket tem 13 anos. Eu sempre pensei que seria diferente publicar um livro sob o nome de um narrador. A literatura infantil tem sido muito boa para mim, e tem sido uma aventura fazer isto", disse.

Através dos anos, Handler tem se divertido com o seu alter ego. Em eventos públicos e em anúncios da imprensa, ele costuma se apresentar como "Representante de Lemony Snicket". O anúncio da Netflix sobre o novo projeto de TV dizia "A participação do sr. Snicket será limitada, dado seu estresse emocional, mas o projeto tem o envolvimento completo de seu representante legal, literário e social Daniel Handler, que costuma ser erroneamente confundido com ele."

Netflix planeja produzir todos os 13 volumes da série de "Desventuras". O filme de 2004 combinou os 3 primeiros livros em um filme. Handler disse que ele imagina que o formato de TV vai se encaixar melhor com as histórias.

"A Paramount Pictures em nenhum momento se interessou num filme de 26 horas, o que pareceu justo", disse Handler. "Mas, muitas coisas aconteceram na série, então isto parecia ideal para mim."

Ele estava particularmente interessado na parceria com a Netflix, por causa da abordagem muitas vezes pouco ortodoxa da companhia com a sua programação.

"Enquando eu não imagino que nós vamos colocar uma prisão feminina lá (uma referência a popular série da Netflix 'Orange Is The New Black'), eles estão realmente interessados em criar programação que é mais incomum do que as outras redes de TV", Handler disse. "Em termos de programação infantil, vai ser interessante ver que forma isto vai tomar, que estrutura pode sair disto. E eu gosto da ideia de que você não tem de parar para intervalos comerciais. Isso era algo que me deixava nervoso, sobre os vários desvios que as transmissões de TV acabam por ter. Eu não estou interessado em vender açúcar para as crianças entre pedaços de narrativa. Isto é uma das coisas que me deixaram feliz com a Netflix."

Ainda não há prazo para quando "Desventuras em Série" pode ir ao ar. Handler brinca: "Eu espero que isso saia antes que eu morra, e eu espero que eu não morra tão cedo."

A quantidade do envolvimento de Handler na procução também está indefinida por enquanto. O autor trabalhou em alguns rascunhos iniciais para o roteiro de "Desventuras em Série", mas acabou por ser substituído recentemente antes do projeto final. Ele disse que está disposto a ser tão útil ou distante quanto quiserem.

"Isto realmente depende do diretor, e nós estamos tentando reunir um grupo de pessoas agora. Eu estou disposto a ser tão útil quando puder.", disse. "Este é um território novo para todos, mas eu estou interssado em conseguir pessoas interessadas para trabalhar nisto. Eu estou interessado em me certificar que todos os detalhes vão sair exatamente como eu imaginei. Eu já fiz isto nos livros."

Fora da persona de Lemony Snicket, Handler publicou uma porção de livros adultos e coletâneas de contos sob seu próprio nome. Seu mais novo livro, "We Are Pirates" vai ser lançado pela Bloomsbury Publishing em fevereiro. Handler disse que alternar entre os mundos de jovens e adultos não é tão diferente.

"Em qualquer um, se sente o mesmo: você está tentando contar uma história interessante, de um jeito interessante", disse. "O livro dos piratas tem algumas pessoas jovens nele. Eu escrevi aquilo, e pus de lado, escrevi 'Só Perguntas erradas' e voltei para o outro. É tudo muito fluído para mim. Eu sou sortudo o bastante para conseguir fazer qualquer coisa que eu quiser e tentar não desperdiçar as oportunidades."

Entre estas oportunidades estão tours de divulgação de livros, e palestras engajadas como a sua parada no Gallo Center. Handler conta que a sua aparição inclue discussão sobre o seu trabalho, leitura, um "game show" e voluntários da platéia. Seu dia em Modesto ainda terá um bônus.

"Eu tenho muitos familiares em Modesto, então pessoas curiosas sobre como meus primos se parecem, podem procurar na platéia e fazer suas suposições", disse Handler, que cresceu em São Francisco e tem visitado o Vale frequentemente estes anos para eventos de família e feriados. "Modesto sempre tem água, riqueza, satisfação e saúde, então eu não sei o que mais trazer, realmente."

*Esse artigo foi traduzido pela equipe do Desventuras em Série Brasil do site The Modesto Bee, se o conteúdo for utilizado, por favor dê os devidos créditos.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

0 comentários

Sobre nós

O Desventuras em Série Brasil é apenas um site brasileiro de fãs para fãs, fundado unicamente com a finalidade de divulgar as novidades sobre a série de livros aqui no Brasil. Não temos nenhum contato privilegiado com o Daniel, ou pessoas relacionadas a ele e suas obras. Nosso site é apoiado pela Companhia das Letras e seu selo jovem, a Seguinte. Nós não temos a intenção de infringir direitos autorais, se há algo que você gostaria que fosse retirado, por favor, entre em contato conosco antes de tomar qualquer ação legal.

Like us on Facebook

Destaques